Rondonopolis Encontro de prefeitos: Cláudio decide não ir a Brasília para “dar celeridade” nas ações da gestão
O prefeito Cláudio Ferreira (PL) não participará do Encontro Nacional de Prefeitos, que ocorrerá entre hoje (11) e quinta-feira (13), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A abertura do evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de ministros de Estado.
Segundo a assessoria do prefeito, ele decidiu ficar na cidade para acompanhar, de perto, as ações de enfrentamento dos problemas encontrados em diversas áreas pela atual gestão neste início de ano.
A cidade se encontra, no momento, com dois decretos de emergência em vigor, sendo um na saúde e outro na infraestrutura. “O prefeito se encontra dedicado em dar celeridade nas ações da gestão municipal”, disse a assessoria por meio de nota, acrescentando que uma comitiva de secretários municipais vai representá-lo no encontro organizado pelo Governo Federal.
O A TRIBUNA apurou que farão parte da comitiva os secretários Carlos Júnior (Educação), Rane Curto (Fazenda) e Álvaro Fachin (Meio Ambiente e Agricultura).
Estreitar
O evento tem como objetivo estreitar o diálogo entre gestores municipais e o Governo Federal. Com isso, facilitar o acesso dos gestores a informações essenciais, recursos e ferramentas de gestão.
A programação inclui mais de 170 atividades simultâneas, com temas como financiamento de programas federais, enfrentamento de eventos climáticos extremos, segurança pública, transição energética e políticas de integração regional.
O encontro será coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e tem o apoio da Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. Esta será a primeira reunião oficial dos prefeitos eleitos para o mandato de 2025-2028 com o presidente Lula.