Rondonoplis - Momento crítico: Prefeito pede sugestões dos moradores para os terrenos sujos
A grande quantidade de terrenos baldios tomados pelo mato e o lixo que algumas pessoas insistem em descartar em locais impróprios, levou o prefeito Cláudio Ferreira a gravar um vídeo e pedir o apoio da população.
Ele não só fez um apelo para que os proprietários mantenham os terrenos limpos e para que as pessoas não joguem lixo nas ruas ou façam descartes em locais inapropriados, como pediu sugestões aos munícipes de ideias para que o poder público municipal possa combater esse tipo de prática com mais eficácia.
O prefeito ainda destacou que a prefeitura está notificando os proprietários dos terrenos sujos para que promovam a limpeza sob pena de multa e atuando na limpeza dos espaços públicos, mas que seria importante a população ajudar com sugestões.
A preocupação com os terrenos tomados pelo mato em Rondonópolis e com o lixo descartado irregularmente vem em um momento em que a cidade enfrenta um surto de dengue e chikungunya.
Esses espaços com mato alto e lixo são propícios para conter criadouros do Aedes aegypti, o que contribui para a proliferação do mosquito e a contaminação da população por essas arboviroses.
Para se ter uma ideia, até esta quinta-feira (6), dados do Painel das Arboviroses do Ministério da Saúde mostravam que Rondonópolis já havia notificado 2.098 casos de chikungunya e 1.108 de dengue somente neste ano de 2025.
———— CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ————
————————————————————————————
A gravidade da situação, que também elevou em 60% os atendimentos de emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), fez com que o prefeito decretasse emergência na saúde municipal nesta semana.
Entre outras medidas, o decreto de situação de emergência ressalta que compete aos munícipes e aos responsáveis por imóveis edificados ou não, públicos, privados ou mistos, a adoção de todas as medidas necessárias à manutenção da limpeza de suas propriedades, evitando o acúmulo de lixo, entulho e materiais inservíveis que possam favorecer a proliferação do Aedes aegypti.