Fagundes defende deportação de brasileiros; 'vão pra lá sem nenhum preparo'
Reprodução
O senador Wellington Fagundes (PL) defendeu a deportação de brasileiros ilegais dos Estados Unidos (EUA). Na avaliação do parlamentar, muitos cidadãos chegam ao país sem nenhum preparo, criando problemas sociais.
“Quem tenta fazer ilegalidade, tem responsabilidade. Aqui no Brasil foi praticamente proibido algema porque eles estavam usando a algema de forma muito abrupta e agressiva. Os Estados Unidos estão fazendo isso para que o resto do mundo veja”, disse ao programa Tribuna (rádio Vila Real, 98.3 FM) nesta segunda-feira (27).
A declaração foi dada quando Fagundes comentava sobre os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos, depois da posse de Donald Trump como presidente. O avião com os imigrantes pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, na noite de sábado (25).
Leia também - PCDs e idosos terão prioridade em auxílio de R$ 1 mil e o pagamento seguirá ordem de solicitação
Relatos da experiência da viagem de retorno são dramáticos, com agressividade dos agentes de imigração, das condições desumanas durante todo processo de deportação, e até mesmo problemas com o avião. No desembarque em Manaus, imagens mostraram brasileiros ilegalmente algemados pelos agentes de imigração dos Estados Unidos.
“Muitas pessoas vão para lá sem nenhum preparo. Eles chegam nos EUA, o custo é alto e não têm condições de se manter. Até arrumar um emprego digno, fica ali nos problemas sociais para o país”, continuou Fagundes.
O parlamentar ainda defendeu que o Brasil deveria adotar uma política mais rigorosa em relação às pessoas que vêm de outros países. “Teria que ter uma fiscalização mais rigorosa aqui também. Inclusive Roraima vive uma situação difícil porque acabam indo pra lá e vivem sofrimentos”, finalizou.