Ministro diz que não teme 'assombração nem bicho-papão' após atentado
Em visita a Cuiabá na segunda-feira (18), o ministro Flávio Dino afirmou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não se sentem intimidados com ameaças ou mesmo atentados, como o que ocorreu em Brasília na semana passada. Além dele, os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes também vieram para o seminário “35 anos da Constituição de Mato Grosso”, promovido pela Assembleia Legislativa.
“O Supremo, apesar dessas intempéries, dessas dificuldades, vai sempre continuar agindo com a coragem de sempre. Às vezes personalizam a atuação do Supremo no Alexandre ou no Gilmar, muito raramente em mim, Deus seja louvado, mas personalizam muito neles e em outros e acham que, eventualmente, primeiro: alguém vai se intimidar. Não vai. Quem chega no Supremo não tem medo de bicho-papão, não tem medo de assombração”, afirmou o magistrado.
Dino continuou explicando que as decisões de cada ministro não são absolutas, que necessitam passar por aprovação dos demais membros da Suprema Corte. “Segundo: o colegiado é que decide. Eu proponho, o Alexandre propõe, o Gilmar propõe, mas quem decide são os 11, então não adianta achar que vai intimidar um ou outro, primeiro que não vai e segundo que se fosse, é uma posição do colegiado, unanimemente em defesa da Constituição”, esclareceu.