Barra do Garças se torna a 6ª cidade de MT a implantar curso de medicina; aula inaugural reuniu autoridades e familiares de alunos
Em clima de muita emoção e superação, depois de 10 anos de luta, Univar inicia a primeira turna de medicina com 49 alunos.
Depois de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres, a cidade de Barra do Garças no Vale do Araguaia é o sexto município de Mato Grosso a instalar um curso de medicina. A prefeitura de Barra do Garças e o Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar) promoveram, nesta segunda-feira (11), a abertura oficial do curso de Medicina. Além das autoridades políticas locais, do corpo docente e da comunidade acadêmica do Univar, também estiveram presentes os deputados estaduais Beto Dois a Um e Julio Campos, o deputado federal Fábio Garcia e o senador Jaime Campos.O evento aconteceu durante a manhã, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias.
A conquista do curso de Medicina pelo Univar está sendo comemorada por toda a região do Araguaia. A abertura oficial contou com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos, além de representantes do governo do Estado, que foi fundamental para a consolidação do curso em Barra do Garças.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves agradeceu a todos os parlamentares e ao governador Mauro Mendes pelas contribuições que a classe política realizou para que o curso fosse autorizado. Ele recordou que, além de toda a articulação em Brasília, a instalação do curso também exigiu investimentos na estrutura da saúde do município. O governo do estado e parlamentares estaduais e federais contribuíram com recursos para as melhorias necessárias.
“Um sonho que foi sonhado por várias pessoas está sendo concretizado hoje”, destacou o prefeito, durante coletiva de imprensa. “Esse sonho vai trazer muitos resultados para o nosso município e para todo o estado de Mato Grosso. Através do curso de Medicina, nós iremos melhorar não só a saúde de Barra do Garças, mas de todo o Vale do Araguaia.”
O senador Jaime Campos foi um dos representantes do governador Mauro Mendes no evento. Ele comentou sobre a felicidade em estar vendo o resultado de anos de trabalho conjunto. “Nós estamos consagrando uma luta que é de todos nós”.
Segundo o senador, o curso resultará em um impacto positivo em toda região e, inclusive, na economia de Barra do Garças. Ele reforçou a importância da atuação dos representantes públicos na autorização do curso. “É assim que se realiza políticas decentes, políticas de resultado, é trazendo algo de concreto para o nosso povo.”
O reitor do Univar, Marcelo Soler, destacou que seu compromisso agora é mostrar o quanto o curso terá qualidade. “Vocês terão cada vez mais orgulho do Univar e nós faremos ainda mais pelo desenvolvimento do Vale do Araguaia.”
As aulas da graduação em Medicina começam nesta segunda-feira, com a Aula Magna e a Cerimônia do Jaleco. A seleção de alunos para a primeira turma se baseou exclusivamente na nota do Enem e na relação de egressos de cursos da área da saúde.
No início do próximo ano, o Univar abrirá mais uma turma, com vestibular já marcado para este dezembro.