Maior festival de teatro de Mato Grosso, 18ª edição do Velha Joana começa hoje (8)
Serão 54 espetáculos gratuitos apresentados em 10 dias de programações culturais intensas
As cortinas vão se abrir. O palco vai se iluminar. A 18ª edição do Festival Velha Joana vai começar. Um dos maiores festivais de Mato Grosso e da região Centro-Oeste, a abertura oficial acontece hoje (8) às 19h no Teatro Municipal de Primavera do Leste e encerra no dia 17 de novembro. Para assistir, rir e se emocionar com as atrações que são gratuitas, basta chegar meia hora antes do início das apresentações no Teatro Municipal e retirar o ingresso.
"Temos orgulho de realizar o Velha Joana porque ele movimenta diversos setores, economia, turismo e muitos mais. E nossa gestão sempre apoiou e fomentou a Cultura porque entendemos que ela combate vulnerabilidade social, gera renda e ajuda a criar futuros promissores", pontuou o prefeito Leonardo Bortolin.
No lago municipal, às 17h desta sexta-feira, o grupo primaverense Primitivos apresenta o espetáculo "Procura-se Velha Joana desesperadamente". Às 19h sobem ao palco do Teatro Municipal os integrantes do Teatro Faces de Primavera do Leste apresentando "A Fábrica de Brincadeiras". No Centro Cultural Prof.º Evangeline de Alcântara, às 21h30, o Grupo Vagalumes de Teatro/MT vai estrelar o espetáculo "Vielas".
"Uma grande potência do nosso Festival é que ele acontece onde as pessoas estão, em diversos lugares, ocupando os espaços públicos, aguçando os sentimentos dos espectadores, preenchendo a cidade com arte e cultura", comentou o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wanderson Lana.
Com 10 dias de uma programação extensa e totalmente gratuita, o Velha Joana acontecerá em locais como o Lago Vô Pedro Viana, no Teatro Municipal, na Pista de Caminhada, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) entre outros. Serão 54 espetáculos de grupos de teatro de várias partes do Brasil.
"Para se ter uma dimensão da grandeza que o Festival se tornou, esse ano recebemos mais de 730 inscrições de todo o país, que nos demandou um trabalho de curadoria intenso e que pudesse refletir a força do que os grupos de teatro brasileiro realizam, de modo potente e diverso", completou Lana.
A realização do Velha Joana se dá através da Associação Cultural Teatro Faces, da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) e do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). E conta ainda com o apoio do Ponto Faces de Cultura e produção conjunta dos três grupos de teatro de Primavera do Leste: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.
A programação completa do 18º Velha Joana pode ser acessada AQUI ou através do Instagram @velhajoanafestival.