Português (Brasil)

Prefeitos eleitos de MT participam em Brasília de seminário técnico para novos gestores

Prefeitos eleitos de MT participam em Brasília de seminário técnico para novos gestores

Compartilhe este conteúdo:

 

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) lidera um grupo de cerca de 40 prefeitos eleitos do estado que participa, em Brasília, da primeira edição do Seminários Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento teve início nesta terça-feira (5) e prossegue até amanhã (6), na sede da CNM. O objetivo da iniciativa é orientar e preparar os gestores para o início de mandato, com a abordagem de temas com ampla repercussão nas administrações municipais.

Além de Mato Grosso, o seminário conta com a presença de  representantes dos demais estados do Centro-Oeste (exceto Mato Grosso do Sul), região Norte, Maranhão e Piauí, totalizando mais de 600 participantes. Até o fim de novembro,  serão realizadas quatro edições, contemplando gestores eleitos dos 26 estados.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou a relevância do evento, que acolhe os novos prefeitos e possibilita o compartilhamento de informações que vão auxiliar na tomada de decisões. “São dois dias de preparação, com a troca de experiências e muito aprendizado. A AMM e os prefeitos eleitos de Mato Grosso estão presentes para a capacitação técnica, interação e maior participação nas ações do movimento municipalista”, assinalou.

O prefeito eleito de Querência, Gilmar Wentz, salientou que o evento possibilita um amplo diálogo para o aperfeiçoamento da gestão. “O contato com outros prefeitos é importante para que possamos estabelecer uma sintonia. Temos dificuldades em comum e nada melhor que atender o chamado da AMM e da CNM para nivelarmos as informações no âmbito da gestão pública”.

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti, afirmou que a capacitação é importante para auxiliar os gestores a enfrentar os desafios do mandato. “Viemos buscar conhecimento sobre diversas áreas, como piso salarial, emendas, recursos para a gestão, entre outros temas. Em Várzea Grande vamos enfrentar um mandato de muitos desafios, pois temos problemas crônicos de décadas e a troca de informações é importante para seguirmos um direcionamento para o planejamento de uma gestão mais eficaz”.

A superação de desafios também está no planejamento do prefeito eleito de Poxoréu, Luciano Sol, que participa do evento para assimilar informações que poderão auxiliar nos projetos a serem elaborados a partir de janeiro. “Estamos em busca de conhecimento e parcerias para solucionar os problemas locais e ampliar a prestação de serviço à população. Agradecemos a AMM pelo suporte nesse evento importantíssimo para todos os gestores”, pontuou.

Boa Esperança do Norte- O prefeito eleito de  Boa esperança do Norte, o mais novo município de Mato Grosso e do Brasil, Calebe Francio, também está em Brasília, onde foi homenageado durante o seminário. Na ocasião, o gestor recebeu do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, um boton e a carteirinha de prefeito, formalizando a filiação à instituição.  

Calebe se apresentou aos gestores e falou sobre a luta pela emancipação do município. “Foram 24 anos de espera para elevar Boa Esperança do Norte à categoria de município. Nossos agradecimentos ao presidente da AMM pelo apoio que foi muito importante para essa conquista”, frisou.

Boa Esperança do Norte foi criada pela Lei Estadual 7.264/2000, mas não houve a instalação, pois a lei de criação foi questionada, chegando ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2023, o Supremo confirmou a criação do ente e em 2024 foi realizada a primeira eleição para escolha de prefeito e vereadores.

Programação - A programação do Seminário Novos Gestores terá continuidade nesta quarta-feira (6), a partir das 8h30. Durante os dois dias de evento, vários especialistas estão atualizando os gestores sobre vários temas, como previdência, reforma tributária, emergência climática, nova Lei de Licitações e Contratos, Lei Geral de Proteção de Dados, finanças, tributação, improbidade administrativa, saúde, turismo, educação, meio ambiente, transporte, assistência social, cultura, saneamento, inteligência artificial, entre outros.

Compartilhe este conteúdo: