Português (Brasil)

Projeto Castrapet realiza mais de 1300 castrações de animais domésticos em Primavera do Leste

Projeto Castrapet realiza mais de 1300 castrações de animais domésticos em Primavera do Leste

Compartilhe este conteúdo:

Prefeitura Municipal credenciou 11 clínicas veterinárias na cidade, garantindo a qualidade e segurança na realização do procedimento

 

O Projeto Castrapet, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), tem se mostrado um grande sucesso em Primavera do Leste, com mais de 1300 castrações de animais domésticos realizadas desde o início das atividades em maio de 2023. Ele destina-se exclusivamente a cães e gatos de famílias de baixa renda, além dos cães e gatos de rua, possibilitando a castração cirúrgica para animais acima de seis meses, sem limite de peso.

Promover conscientização da população sobre guarda responsável, abandono, zoonoses, saúde pública e maus tratos aos animais é um dos objetivos do projeto que tem beneficiado a comunidade em geral, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e protetores de animais devidamente cadastrados na SAMA.

Castra Móvel

Com o objetivo de controlar a população de animais domésticos e promover a educação sobre tutela responsável e bem-estar animal, em 2022 foi criada a Lei nº 2.094, que possibilitou a aquisição do veículo “Castra Móvel” pela Prefeitura Municipal. Com isso, foi possível realizar também ações itinerantes em diversas localidades. As atividades descentralizadas do projeto já passaram pelos bairros São José, Primavera III,  Padre Onesto Costa, Lago Municipal Vô Pedro Viana e Assentamento Novo Progresso.

“O programa é importante porque ajuda no controle da reprodução dos animais de uma maneira acessível aos tutores, já que a castração dos pets é totalmente gratuita e custeada pela Prefeitura” lembrou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rogério Delmon.

Procedimentos para participação

Para viabilizar as castrações, a Prefeitura Municipal credenciou 11 clínicas veterinárias no município, garantindo a qualidade e segurança no atendimento. Para participar, os interessados devem se dirigir à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, localizada na Rua Benjamin Cerutti, 252, bairro Castelândia (antigo prédio do fórum), aberta das 7h às 13h. É importante ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço em Primavera do Leste
  • Comprovante de renda (até 3 salários mínimos de renda familiar, CAD único ou CNIS)

 

O Projeto Castrapet não apenas beneficia os animais, mas também promove a conscientização da população sobre a importância da castração e da tutela responsável. Com a continuidade dessas ações, Primavera do Leste avança em direção a um futuro mais saudável e equilibrado para os seus animais domésticos.

Para mais informações, entre em contato com a SAMA pelo número 3500 4784 ou pelo instagram @sama_pva.

Compartilhe este conteúdo: