Sintep/Primavera do Leste apresenta Carta-Compromisso aos candidatos a prefeito
A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), em Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), realiza, na próxima segunda-feira (30), às 19h, na Aciple (Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste), a cerimônia de assinatura da Carta-Compromisso com a educação pública. O documento será apresentado aos candidatos à prefeitura municipal nas eleições de 2024.
A atividade terá uma primeira etapa na parte da manhã e à tarde do dia 30, quando a Carta-Compromisso ficará disponível para assinatura dos/as candidatos/as a vereadores e vereadoras, na subsede do Sintep/Primavera do Leste. “É fundamental que aqueles que têm compromisso com a melhoria da qualidade da educação pública firmem esse documento, para que possam efetivamente dizer que estão defendendo a educação e um município melhor”, destaca o ofício enviado aos candidatos.
A Carta-Compromisso dos Candidatos a Prefeito nas Eleições Municipais de Primavera do Leste com a Educação Básica Pública Municipal - Eleições 2024 contém 16 pontos que defendem a valorização profissional, garantias de pleno funcionamento dos espaços de participação e controle social (Conselhos, Fóruns, Conferências), fortalecimento da gestão democrática, transparência na aplicação dos recursos da educação, e a luta contra políticas de terceirização na educação, entre outros.
Dois tópicos inovam na defesa da educação. Um deles exige a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que desenvolvem um Programa de Formação Étnico-Racial para os profissionais da educação. O outro propõe o fomento, a criação e a gestão compartilhada de políticas para a saúde dos(as) trabalhadores(as) em educação, incluindo acompanhamento de saúde e bem-estar no ambiente escolar, apoio psicológico e emocional aos trabalhadores, bem como medidas de prevenção a doenças ocupacionais.
Segundo a presidente da subsede do Sintep/Primavera do Leste, Marileuza Rosa de Souza, entre os principais desafios para a gestão municipal está a promoção de uma política de valorização profissional para todos os trabalhadores da categoria, incluindo os funcionários que não estão no Plano de Carreira e que, mesmo sendo profissionalizados, têm salários precarizados.
O convite da subsede foi enviado aos dois candidatos à prefeitura de Primavera do Leste: Ademir Goes, atual vice-prefeito, e Sérgio Machnic (PL), que já atuou em gestões estaduais e foi vereador no município. O evento de assinatura da carta reunirá representantes da educação municipal e estadual, com a participação do dirigente do Sintep-MT, professor Henrique Lopes.