Português (Brasil)

A CONSTRUÇÃO CIVIL EXPLODE EM PRIMAVERA DO LESTE - CRESCIMENTO EXPONENCIAL E O SETOR RECEBE INCENTIVOS PARA FACILITAR A EXPANSÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

A CONSTRUÇÃO CIVIL EXPLODE EM PRIMAVERA DO LESTE - CRESCIMENTO EXPONENCIAL E O SETOR RECEBE INCENTIVOS PARA FACILITAR A EXPANSÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Compartilhe este conteúdo:

A CONSTRUÇÃO CIVIL EM PRIMAVERA DO LESTE PASSA POR CRESCIMENTO EXPONENCIAL E O SETOR RECEBE INCENTIVOS PARA FACILITAR A EXPANSÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

 4 de setembro de 2024

 

Uma destas iniciativas é a reformulação do Código de Obras, que agiliza o tempo de análise e liberação para novas construções.

 

 

Primavera do Leste é uma das principais cidades mato-grossenses inseridas nesta realidade e até o mês de junho já haviam sido emitidos pela Secretaria de Fazenda do município, 726 alvarás para construção. Realidade comprovada quando se observa qualquer um dos mais de cem bairros existentes na cidade, todos com construções “a pleno vapor”. O dinamismo do mercado imobiliário está atrelado também à chegada de novas empresas que se instalam dia após dia na cidade. 

Isso chama a atenção dos investidores, que veem a possibilidade de construir e rentabilizar, o que pode ser chamado de “investimento inteligente”, devido ao bom momento pelo qual atravessa o setor. A diversificação por sua vez compreende vai desde os projetos habitacionais mais simples até os condomínios e prédios mais sofisticados, de alto e altíssimo padrão existentes na cidade.

O próprio município lançou um programa para a construção de 1.696 novas unidades habitacionais, com entradas subsidiadas e parcerias que englobam o governo federal e estadual e construtoras, com entrada e parcelas que consigam atender às necessidades dos clientes. Outras construções se erguem em meio à paisagem, principalmente em novos loteamentos que dão continuidade à expansão horizontal da cidade ou também à verticalização, através de novos e imponentes prédios.

ALTERAÇÕES QUE BENEFICIARAM O CENÁRIO DA CONSTRUÇÃO

E sob este contexto, uma das grandes melhorias implementadas pelo município foi o Novo Código de Obras, o que ocorreu ainda no final de 2023, após dois anos de discussão com os principais envolvidos no segmento. A nova legislação reúne um conjunto de normas e o principal objetivo foi o de reduzir, na prática e de modo significativo a burocracia para novas construções e reformas de imóveis na cidade. Isso proporciona ou permite que os proprietários e profissionais da construção civil tenham mais autonomia para trabalhar, transparência em relação às normas e flexibilidade ao colocar um projeto em execução.

VISÃO DE QUEM CONSTRÓI

Em relação ao momento atual na atividade imobiliária do município, o diretor de gestão da Edificatto, Nelson Carolino, ressalta que o primeiro ponto a ser considerado é o crescimento exponencial no número de habitantes, impulsionado principalmente pela vinda de profissionais ligados ao agro. O segundo ponto é a valorização dos imóveis, citando como exemplo o Trade Center Primavera, lançado há cerca de dois anos por uma média de R$ 12,4 mil reais o m² e que valorizou mais de 75% desde então. “Hoje temos unidades sendo comercializadas a R$ 20 mil o m² e quem tem não quer vender, então a valorização é muito significativa”, afirma. Na mesma linha, o Season, que valorizou cerca 18% o m² das suas unidades.

Acrescente-se a isso a possibilidade da entrada de novas empresas na cidade, vindas sobretudo em função do porto seco, terminal ferroviário da Rumo que irá contribuir diretamente para isso. Outro fator é a diversificação dos tipos de moradia, com muitas opções disponíveis na cidade, o que no caso da essência da Edificatto é a verticalização, com foco no Masterplan, pois devido ao valor das áreas é melhor reunir as pessoas em condomínios. “Mas apesar disso temos produtos para todos, desde o que gostam de casas mais espaçosas ou para os que preferem apartamentos ou condomínios”, ressalta o gestor.

 

EMPREENDIMENTOS DIFERENCIADOS

Essa visão também é a de investidores pioneiros, como no caso da Incorporadora e Imobiliária Riva, que durante a Farm Show 2024 apresentou o Hamoa Resort Residencial, após parceria firmada com a JMD Urbanismo. O condomínio de alto padrão reúne conceitos inovadores e de referência em residenciais e bairros planejados no país como um todo.

.

J

Compartilhe este conteúdo: