Português (Brasil)

Gelo teria causado falha em avião antes de queda que matou 62 pessoas

Gelo teria causado falha em avião antes de queda que matou 62 pessoas

Compartilhe este conteúdo:

Sistema anticongelamento da aeronave teria parado de funcionar momentos antes de o avião cair em “parafuso chato” em Vinhedo (SP)

São Paulo — O sistema anti congelamento do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, parou de funcionar momentos antes do acidente, que provocou a morte de 62 pessoas. A falha provocou um acúmulo de gelo na aeronave, que fez com que ela começasse a girar “em parafuso chato”, condição chamada de estol, até colidir com o solo.

O piloto teria pedido permissão à torre de comando para reduzir sua altitude, dizendo que os níveis de gelo estavam muito elevados. A torre de controle teria negado a solicitação.

A queda foi registrada em vídeo por diferentes ângulos. Nas imagens, é possível ver o avião caindo verticalmente até atingir o quintal de uma casa no condomínio no bairro Capela.

O avião PS-VPB, de matrícula PTB 2283, saiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Entre as vítimas, estão 58 passageiros e quatro tripulantes. Eles ainda não tiveram as identidades reveladas. Segundo o Governo de São Paulo, os corpos devem ser encaminhados para Instituto Médico Legal (IML) de Campinas, cidade vizinha. É possível que IMLs de outros municípios também sejam

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (9/8), em Vinhedo (SP).

Investigadores do órgão e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.

Compartilhe este conteúdo: