Português (Brasil)

População Primaverense pode destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

População Primaverense pode destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Compartilhe este conteúdo:

População Primaverense pode destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Em Primavera do Leste (240km de Cuiabá) é possível destinar parte do dinheiro do Imposto de Renda para os fundos municipais da Criança e do Idoso.

 

Realizar essa destinação de recursos via Imposto de Renda garante para o contribuinte o cumprimento da obrigação com o governo federal, e ainda, viabiliza a continuidade dos projetos, programas e serviços de proteção, promoção e defesa dos direitos da criança, adolescente, como Mãe Cidinha, Centro Social Dom Bosco, APAE, AMA, Lar da Criança e APEC. 

 

Este ano, o contribuinte ainda terá mais uma opção, pois será a primeira arrecadação para Fundo Municipal do Idoso.

 

A pessoa física pode fazer a doação de até 6% do total do imposto a pagar ou da restituição. Sendo possível destinar até 3% desse total para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou 3% para o Fundo dos Direitos do Idoso.

 

Para o contribuinte, que seja pessoa jurídica, a doação pode ser de até 1% do imposto devido ou que tenha direito a ser restituído.

 

“Você não vai gastar nada ao destinar uma parte de seu imposto aos fundos do idoso ou da criança. O valor doado é abatido do imposto a pagar e ainda, se tiver imposto a restituir, terá a quantia adicionada à sua restituição”, afirma o prefeito Léo Bortolin (MDB).

 

Os Contribuintes têm até o dia 31 de maio de 2023 para fazer a opção de destinação de parte do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

COMO FAZER?

 

Fazer a destinação do imposto é bem simples. O primeiro passo é baixar, no site da Receita Federal o programa IRPF 2023, completar todos os campos com a identificação do contribuinte e preencher a declaração. 

 

O próprio sistema fará o cálculo do valor do imposto. É permitido fazer a destinação para imposto a pagar ou a ser restituído.

 

O recurso a ser destinado vai aparecer na tela, lembrando que ele não pode ultrapassar a 6% do imposto devido, para pessoa física. Dentro valor máximo estabelecido, escolha o montante para doar. 

Compartilhe este conteúdo: