Português (Brasil)

População tem até dia 29 de maio para vacinar contra vírus da gripe

População tem até dia 29 de maio para vacinar contra vírus da gripe

Compartilhe este conteúdo:

 

A data limite para vacinação contra o vírus da gripe é dia 29 de maio. A Secretaria de Saúde informa que a adesão à vacinação no município tem sido baixa e convoca a população para ir até os postos de saúde e realizar a imunização portando apenas o documento de identificação e o cartão de vacinação.

 

Além disso, aqueles que não puderem comparecer nas unidades de saúde das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30, têm a opção de se vacinar nos ESFs que operam em horários estendidos, como as unidades dos bairros Buritis e Parque Eldorado, que ficam abertas das 18h à meia noite.

 

Desde o dia 25 de março, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão com os imunizantes disponíveis em todas as ESF’s da cidade. A coordenadora de imunização de Primavera do Leste, Danila Silva Martins, explica que estar vacinado é importante porque o imunizante previne formas mais graves da doença que podem levar a hospitalização, especialmente em pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças.

 

Os dados mostram que a cobertura vacinal total dos grupos prioritários no município fica um pouco acima de 40%. Em idosos, a taxa de vacinação é de 42,95% e em crianças esse número é menor ainda, com apenas 38,58%, segundo dados do Painel da Campanha de Vacinação contra Influenza 2024, do Ministério da Saúde. Conforme orientação do órgão, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis/prioritários.

 

A pediatra Thais Dalla Nora lembra que as pessoas podem se vacinar mesmo que estejam com coriza, tosse ou resfriado, visto que esses sintomas não contraindicam a vacina. Apenas crianças que apresentem febre não são vacinadas momentaneamente.

 

Os profissionais de saúde reforçam ainda que a vacina não causa gripe, pois é feita de vírus inativado. Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação. O cronograma vacinal é estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe este conteúdo: